sexta-feira, 6 de maio de 2011

VinNatur e Villa Favorita 2010

VinNatur e Villa Favorita 2010

por João Rosé a Quarta-feira, 14 de Abril de 2010 às 20:11


(scritto nel mio meglio portoghese :)

É hoje claro, para todos (mesmo os que pretendem o contrário?), a necessidade de inverter muitas práticas da nossa "vida moderna". Entre elas, muitas estão ligadas à alimentação. O vinho (da uva à mesa) é um bom exemplo.
Por razões fáceis de entender (lucro fácil, evidentemente, à cabeça) a indústria do vinho é responsável por diversos indicadores negativos, muitos dos quais se exprimem usando o milhão por unidade: pesticidas aplicados, litros de vinho destruídos, combustível utilizado, energia gasta, resíduos produzidos, químicos de síntese utilizados, ...
Assim, devemos apoiar (até que ponto, com que esforço, cabe a cada um decidir) as iniciativas e os produtores que procuram minorar, ou mesmo eliminar, tanto a pegada ecológica (para usar um termo algo politikally correcto) como os efeitos na saúde humana.
[Faço aqui uma referência para os mais distraídos, longe vai o tempo em que se falava dos vinhos "bio" e biodinâmicos (com origem, respectivamente, em uvas produzidas segundo o modo de produção em agricultura biológica e agricultura biodinâmica) como algo com uma boa filosofia mas imbebíveis (ou apenas com este ou aquele defeito). Alguns do melhores produtores em quase todas as regiões vitícolas de qualidade do nosso planeta são, hoje em dia, bio e/ou biodinâmicos. Ou seja, a inversão de práticas não é antagónica da qualidade, vista apenas sob os parâmetros organolépticos, pelo contrário possibilita um vinho mais saboroso. Embora o caso do vinho seja mais complexo, o exemplo, frequente, da fruta industrial (muito "bonita de ver", tantas vezes sem aroma nem sabor) vs fruta "caseira" (feiinha mas saborosa), serve-me to make my point.]
Angiolino Maule, presidente da Associazione VinNatur, luta há anos por estes objectivos. Depois da participação na Villa Favorita 2010 (degustazione vini naturali) gostava de deixar algumas palavras do Angiolino que, digamos assim, sabe mais da poda que eu (adaptação livre):
"
Manifesto da VinNatur
A associação reúne vignerons com uma forte preocupação ética, ecológica e social, procurando defender o seu terroir e respeitar a sua história, cultura...
Produzir um vinho natural significa agir no respeito do território, da vinha e dos ciclos da natureza, limitar a utilização de produtos tóxicos de origem química ou tecnológica, primeiro na vinha e, consequentemente, na adega.
Prefácio de Villa Favorita 2010
Produzir um vinho natural não significa deixá-lo entregue "a si mesmo" mas acompanhá-lo para obter um alimento que seja são, limpo e bom.
Precisamos do suporte dos apaixonados do vinho para verificar a bondade da nossa acção e nos alimentar do entusiasmo necessário para prosseguir o nosso caminho.
"



Mais informação em
info@vinnatur.it
www.vinnatur.it
 ·  · Partilhar · Eliminar
    • João Tavares de Pina Perfeito. A questão, também tem muito de retórica, por um lado, e, de marketing falacioso para urbano ver, por outro..., realmente sempre duvidei dos que abespinhadamente defendiam biológico e biodinâmico.
      Na quinta da Boavista, mantemos um compromisso ético com a Natureza, respeitando-a o mais possível...
      15 de Abril de 2010 às 10:24 · 

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker