sexta-feira, 6 de maio de 2011

Alberto primeiro - topo do mundo

Alberto primeiro - topo do mundo

por João Rosé a Sábado, 18 de Setembro de 2010 às 20:04
(esta crónica é para quem gosta de vinhos e comida)

O telefonema do rei do Beaujolais (fui eu que o baptizei assim, é meio a brincar meio a sério pois Jean-Paul Brun é um vigneron comme il faut et encore plus!) foi uma daquelas boas surpresas. “Christian Martray convidou-nos para um fim de semana no Albert 1er”. Cazzo, ou Uau!

Chamonix Mont-Blanc
 

O Christian é um sommelier top top top. Poderia fazer um resumo da sua carreira, vamos ficar-nos pelo seu trabalho no Albert 1er, restaurante ** Michelin em Chamonix Mont-Blanc.
Nos 6 anos de casa o Christian transformou uma carta de vinhos muito centrada nos grandes nomes (tão do agradado de uma clientela de haut finance et couture ou russian oil, ya know) e preços ainda maiores, acrescentando propostas diferentes de vignerons relativamente pouco conhecidos, vinhos de prazer (até de soif como os franceses tão bem dizem). Mais do qualquer coisa, vinhos equilibrados, resultado de bom trabalho na vinha e respeito pelo terroir.  E, vinhos para a mesa, para comida, para partilha.


Christian Martray (e Pierre Cartier)

Um trabalho de responsabilidade, cerca de 19’000 garrafas, mil e tal vinhos, uma parte dos quais não figura na carta, matura na cave subterrânea à espera do momento certo de consumo.
Claro, tudo isto só faz sentido num restaurante como o Albert 1er.

A família Carrier criou e continua a gerir este hotel e restaurante, icon de Chamonix Mont-Blanc, ao qual acrescentaram, recentemente o La Maison Carrier (restaurante de pays).
Pierre Cartier divide com o seu genro Pierre Maillet (na verdade, o primeiro Pierre quer que o segundo passe a ter o papel principal) a chefia da cozinha, enquanto a sua filha Perrine está atenta a todos os pormenores para nada falte aos clientes.

Postal dos anos 20 e o duo de Pierres Cartier et Maillet

O convite do Christian era para uma apresentação conjunta dos vinhos de Jean-Paul Brun e da Quinta do Infantado no Le déjeuner oenologique, o encontro com vignerons que o Christian proporciona aos seus clientes todos os meses. No final da manhã os vignerons (com a ajuda preciosa do Christian) apresentam os domaines ou quintas e as suas zones :D, depois provam-se e discutem-se os vinhos. Depois, ala p’rá mesa para mais vinho, agora bem acompanhado pelos sólidos dos Pierres.

Salle de Dègustation

Ao longo de um fim de semana, dois almoços (menu proposto almoço enológico) e um jantar (menu de degustação Senteurs et saveurs du Printemps e vinhos propostos por Christian Martray), fiquei maravilhado. Não há truques, shows. Não, nada disso. Sutilmente (assim, à Skank), vamos percorrendo sabores e aromas autênticos, em muitos casos tão simples como um Tomate  noire de Crimée e a sua água. Fuck, magnífico, brilhante. Os vinhos propostos são não só um complemento e contraste como uma descoberta permanente.
O que mais se pode pedir, dirão usteds. Pois, para mim, alguém na sala que seja ao mesmo tempo um guia e um compincha, que nos dê pista e tempo para reflectir e, sobretudo, que nos disponha bem para melhor podermos apreciar. Já conhecia os nossos João Pires e Manuel Moreira, mestres de cerimónias de top. Pois o Christian é mais um.
Se puderem, não deixem de fazer-lhe uma visita em Chamonix.

ps: Este foi o menu de degustação que pude experimentar:
Menu du Centenaire - 1903 Pension du chemin de fer – Hameau Albert 1er 2003

Senteurs et saveurs du Printemps : 128 €

Menu du Centenaire

Tomate « noire de Crimée » en tranche aux herbes du jardin,
eau de tomate et tartine de Bellota 5J.

Langoustine rôtie aux artichauts violets,un filet d'huile picholine.

Truite du val d'Aoste demi-sel, bouillon de fèves et lait battu.

Œuf de ferme, chanterelles de pays, émulsion de champignons.

Escargots du pays du mont-Blanc, aubergine et âche de montagne.

Veau fermier piqué au lard de la maison, macaroni au beaufort d'alpage.

Les fromages frais et affinés.

Sablé mousseux aux fraises "marra des bois" et vanille de Madagascar, crème glacée à la cardamome verte.

Crémeux chocolat noir et lacté, glace café grillé. 

Petits fours, mignardises et chocolats.

(Ufffaaa! :D)

restaurant gastronomique Albert 1er
Relais et Châteaux, Relais Gourmands; ** Michelin


 ·  · Partilhar · Eliminar

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker