sexta-feira, 6 de maio de 2011

A última ceia

A última ceia

por João Rosé a Segunda-feira, 22 de Março de 2010 às 14:52
(acho que se não andasse para aki a armar en gallego-ó-italiano escreveria assim)
(outro parêntesis, para referir o garficopo.blogspot.com y su creador Amândio Cupido. Se quiserem ler algo mais sério k esta marmelada, deiam :) lá um salto e deliciem-se com uma interminável série de by me (s). :)


De volta ao Porto para o fim de semana, de volta aos tachos, desta vez para cocinar una cena para sábado e una comida para domingo.
A ideia foi repetir algumas coisas que tinha cozinhado recentemente (assim tipo, vamos lá ver se isto se pode melhorar) e inventar um pouco.
Com muita frequência, vou comprando stuff, seja em que superfície comercial for, sem pensar exactamente o que vai com quê, limito-me a responder ao apelo imediato dos pródutos (à maneira do Dóuruo :).
Assim foi, ayer.

Gosto de ver nas revistas (ahah) fotos dos ingredientes e depois do resultado.
Como tinha um pouco de tempo, cerca de 2 horas, resolvi fazer a minha própria reportagem, besuntice, eu sei, mas que se lixe.

A primeira coisa séria, escolher a trilha sonora, Afinidades, Los Clã y Sérgio Go(r)dinho juntos y ao vivo, dose dupla de seguida :)

A primeira brincadeira foi por uns congelados (fuck, comprei uns camarões size 20 a 6.49) a descongelar à... chuva. Not bad, pensei, com a chuva ácida sempre poupo no limão.



Uma das coisas que vou tentando melhorar é o que penso poder resumir por eficácia. Basically, ser rápido sem comprometer o resultado. Normalmente, começo a por coisas ao lume antes de terminar o mis en place. Pois desta vez não, primeiro tudo cortadinho e arrumadinho... Claro, como ainda não sabia o que ia fazer, ver tudo à minha frente foi uma ajuda. Por outro lado, como previa muita coisa a rolar ao mesmo tempo pareceu-me prudente, p’ra depois não deixar algo esturricar enquanto descascava não sei o quê.
Por esta altura estava mais ou menos claro que ia fazer uma feijoada de cogumelos, uma espécie de ratatouille, uns legumes cozidos, um risotto de marisco, lombos de espadarte, bife de atum e mexilhões. O quê com quê not yet defined.
A esmagadora maioria do que cozinho são apenas vagas cópias (entre o assim-assim e o razoável, ocasionalmente um pouco mais) de receitas que li ou pratos que comi. Há, no entanto, algumas merditas que inventei. Guess what, podem vir a ser clássikos (just kidding). Quando comecei a assar portobellos lembrei-me de experimentar assar da mesma forma (a baixa temperatura [80-100 ºC] e por algumas horas) alguns legumes. Pois fiquei rendido. Dá para tudo: cenoura, nabo, abóbora, cebola, alho... Nada de novo, vale, lo sé, mas, e isto: cortar rodelas de nabo e tiras de abóbora (finas, como se fora batata para fritar à inglesa), colocar no tabuleiro apenas untado com azeite e forno com elas. Pode terminar de diversas formas: sempre a baixa temperatura ou dar, no final, uma entaladela de calor e ficam mesmo estaladiços. De temperos, ao gosto do freguês, uma sugestão é passado uma hora pincelar com azeite ao qual se adicionou os temperos pretendidos. O único defeito é mesmo o excesso de energia consumida mas, de vez quando, ainda nos podemos dar a alguns luxos, sorry ambiente :(
Quando toda esta lamexice de cocinar e fotografar, blábláblá, estava em marcha, mudança de planos. Afinal o jantar é para + gente, a bebinha e sus amicci mailo seu strogonoff. So, stop 4 a minute e simplificação. Finalmente, foi isto:
Uma brincadeira das k eu gosto, lata com eles: sardinha e cavala do Algarve com abóbora e nabo enfornado.
Mexilhões de Vila Praia de Âncora, really basic, depois de passar por 2 águas p’ra tirar areias, panela com alho e cebola, deixar levantar fervura e juntar um pouco de salsa. Bueno.
A única besuntice mais a armar, espadarte com legumes (nabiça, cenoura e nabo).
O strognoff by Jorge.
A terminar fiz um dois folhas de chocolate e morango.



Bobidas: Campolargo Espumante Bical Arinto Cerceal 2008, Prova Régia Arinto de Bucelas 2008 e Infantário Ruby non-vintage. Tudo baratito e simples e saboroso.
Ah, y aunque un postre en la varanda :).

A última ceia? Yeah, só tivemos 3 apóstolos à la fois da outra conta.
Como hay que titular, me pareceu bien, um misto de private joke e apenas a ceia do último sábado :)

Y nada, lo pasamos bien, la mesa desmarcada es muy afortunada.

Besitos, rosé-ainda-heidi-cozinhar
 ·  · Partilhar · Eliminar

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker