sexta-feira, 6 de maio de 2011

Manifesto, by Xarax y Luís Baena - comento (mas só) no meu cantinho

Manifesto, by Xarax y Luís Baena - comento (mas só) no meu cantinho

por João Rosé a Terça-feira, 23 de Março de 2010 às 21:42


Estalou uma polémica, more than likely estéril, entre o Luís Antunes, aka Xarax, e jh e Luís Baena em representação do restaurante Manifesto. Teve (ou está a ter) lugar nos 2 fóruns mais importantes de vinos y comidas del nuestro PT.

Atrevo-me a dizer que não é por cobardia, ¿pero yo que sé?, que uso este cantinho para um breve comentário.
(lo de la cobardia es que Xarax merece mais de mim)

Declaração prévia:
sou amigo do Luís Antunes
sou fã do Luís Baena, que admiro pela criatividade, humor e sabor
escrevo com o devido respeito por todos os intervenientes

Não me parece interessante discutir os pequenos pormenores do que foi escrito nos fóruns.

Sem nenhuma dúvida, errada a postura de jh e a de Luís Baena quando o defende e desculpa (se é má conselheira não é correcta). Inaceitável, da parte de qualquer restaurante, revelar pormenores pessoais sobre os Clientes de uma refeição (só faltou mesmo uma apreciação aos acompanhantes do Luís Antunes, pois que ele cambaleou à saída fica claro).
Provavelmente, num país como o nosso, quando um crítico não está a fazer crítica mas apenas a desfrutar não deverá publicar as suas impressões. Cá um fórum é assunto muito sério, não pode haver "Bêlisquétchi".

Peço desculpa de mudar um pouco de assunto, como produtor de vinho já me aconteceu, por diversas vezes, considerar críticas ao que faço injustas, superficiais e até, de vez em quando, erradas. Algumas vezes o que se diz não corresponde ao que está na garrafa.
Sei que nem sempre se dá o devido valor ao trabalho que fazer, estagiar, engarrafar e vender um vinho implica. Embora, evidentemente, a importância que cada um dá a esse facto seja do seu livre arbítrio. Quando possível, tento dar a minha opinião, explicar o que for necessário. Nunca precisei de insultar. Acresce, por mais que eu pense isto ou aquilo sobre uvas e vinho, que tenha seguido esta ou aquela técnica, esteja mais ou menos feliz com o resultado, quem compra uma garrafa de vinho tem direito, pelo menos, a duas coisas: respeito e à sua própria opinião sobre o que ela contêm.
Penso que isto é válido, igualmente, para um chef e um restaurante.

Do chef Luís Baena, alguém que inventou pratos que sabem tão bem como bem soam (bolas de Berlim com sapateira ou santola, Mac Silva, ...), mestre do yin e yang, que começa o manifesto do seu Manifesto assim “Se gosta de comida Caseira, coma em casa!" e termina dizendo “já não me apetece escrever mais nada e a si, muito provavelmente, ler mais nada. Como o(a) compreendo. Bom apetite”, esperava mais e melhor.
joão roseira, aka joão rosé
 ·  · Partilhar · Eliminar
    • Nuno Pereira Monteiro Boa reflexão!
      23 de Março de 2010 às 21:53 · 
    • Jorge Saraiva Gosto da serenidade da tua apreciação e concordo com ela.
      [o convívio internáutico traz coisas extraordinárias]
      23 de Março de 2010 às 22:43 · 
    • Abílio Bragança Neto Ponderado, João Roseira. E pertinente, claro.
      24 de Março de 2010 às 10:42 · 
    • Rosário Pinto Dos Santos 
      Confesso que não consigo entender se os envolvidos têm a dimensão do que disseram/escreveram e nesse ponto estou de acordo: o convívio internaútico traz coisas extraordinárias...Expõe, logo, como em tudo na vida, é conveniente recorrer ao b...Ver mais
      24 de Março de 2010 às 11:25 · 
    • André Peres Também não me apeteceu comentar no fórum, não me apetece empolar a situação,mas em algum sítio se possa dizer que este "desaguisado" é muito infeliz e que custa ver pessoas por quem tenho o máximo respeito envolvidas em "peixeiradas"! Continuo com vontade de conhecer o Manifesto, mas um bocadinho menos...
      24 de Março de 2010 às 11:52 · 
    • Rosário Pinto Dos Santos 
      A propósito das críticas e respectivos críticos, recordo com carinho a história mirabolante que vivemos há uns anos no hotel. O GM recebeu a informação (quiçá do além) que um dos mais temidos críticos do mundo estaria para fazer check-in a...Ver mais
      24 de Março de 2010 às 12:12 · 
    • João Rosé Rosário, great story.
      24 de Março de 2010 às 12:27 · 
    • Luis Paiva Rosa, rosae, rosam... declinações, saudades... :-)))

      Quanto ao resto, sintetizei, no sítio certo e em tempo oportuno, o que me pareceu. ;-)
      24 de Março de 2010 às 15:13 · 
    • João Rosé Acabei por deixar umas postas de pescada (nº 3 e congelada, evidentemente :) no f(l)órum da novacritica-vinho.com. Se calhar é triste ir lá para isto mas, waht the heck, it's done.
      24 de Março de 2010 às 18:20 · 
    • Luis Paiva Fizeste bem, ou, como agora se escreve, fizes-te bem...
      ou será que é fizés-te bem?
      24 de Março de 2010 às 19:18 · 
    • Karl Own filetes de espuma recheados com mortandela de alcachofra
      24 de Março de 2010 às 23:36 · 

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker