quarta-feira, 12 de março de 2008

Grand Jury Européen @Douro

Pela primeira vez o Grand Jury Européen veio a Portugal.
Este painel de prova tem por objectivo minimizar os possíveis defeitos da prova individual e ao mesmo tempo, até certo ponto, democratizar a prova.
Quando são muitos provadores, experientes, a dar a opinião sobre um conjunto de vinhos (a prova é cega e são eliminadas as notas mais altas e mais baixas) pode esperar-se que os resultados sejam de maior confiança do que a opinião de um só crítico/provador.
A referência democrática prende-se com o facto de pequenos produtores (quase sempre ausentes das provas mais importantes por falta de estatuto ou influência) poderem ter os seus vinhos ao lado dos mais conceituados.
Tudo isto é teórico. Como se veio a verificar nos resultados das provas em Portugal.
Enfim, imho, não invalida o interesse do GJE e a importância da sua presença em PT.

Entre outras coisas boas bebidas no jantar em Nápoles com o GJE, destacou-se o fabuloso Niepoort Vintage 1942. Hummm, hummm, hummm.

Tenho uma enorme admiração pelo Philippe Bourguignon (na foto em cima é o Mr. da direita). É um somellier com S muito grande.
A vinda do GJE abriu a possibilidade de mostrar ao Philippe (e mais alguns membros do Jury) a Quinta do Infantado e provarmos alguns vinhos durienses (secos e generosos).
Um dia cinzento se fez mais luminoso e brilhante.
Merci Philippe.


Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker