quarta-feira, 12 de março de 2008

B2P - Maria e Álvaro Castro @ DOC

B2P O segundo jantar vínico do DOC foi com os muy estimados, excelentíssimos e, ainda, muy respeitados, Maria e Álvaro Castro.
Repesco uma parte do texto de apresentação do jantar, acho que é importante.

Ambas as quintas ostentam pergaminhos seculares, Saes é referenciada desde 1258 e a Pellada desde o século XV. No entanto, os primeiros vinhos com a assinatura Álvaro Castro surgem apenas em 1989 (Quinta de Saes) e 1992 (Quinta da Pellada).
Desde então, um percurso exemplar de quase 20 anos levou, merecidamente, este produtor ao topo dos vinhos portugueses. Rótulos marcantes como Quinta da Pellada Tourigo 100% 1996, Quinta da Pellada Baga 2000, o 1º Dado (de 2000), Pape 2002, Carrocel 2003, Quinta da Pellada Primus Reserva 2006, recolocaram o Dão como uma das melhores regiões viti-vinícolas mundiais. Sem exageros nacionalistas.
Não se pode esquecer a importância do saudoso Magalhães Coelho na definição dos primeiros vinhos de Saes e Pellada. Hoje, a parceria pai e filha (Maria está em Pinhanços a 100% desde 2001) funciona às mil maravilhas. Para o nosso contentamento.

Finalizo com Álvaro Castro em discurso directo:
“Pela minha paixão pelo efémero cheguei ao paradoxo de querer recriar (e conservar) as sensações gustativas e olfactivas (efémeras) cada vez que se abre uma garrafa. Daí a procura incessante do vinho que me possa proporcionar o prazer absoluto.”

000000000000000000 Acho que foi a minha estrela do jantar, os milhos e Primus

Eis o menu:
Pelada 2003 (surpresa do Álvaro) + Quinta da Pellada 2003
Creme de Aveia e Cogumelos, Tempura de legumes

Quinta da Pellada Primus Reserva 2006
Milhos de Bacalhau com Rodovalho

Dado 2005
Chamuça de Alheira

Pape 2005
Medalhão de Lombo Maronês com Queijo da Serra, Espargos verdes e Arroz de três Cogumelos

Carrocel 2006 Queque de Chocolate, Gelado de Touriga Nacional
Café e petit-fours


A grande dificuldade deste jantar era deixar o Carrocel para o fim. Isto, não dando importância ao facto de servirmos o Pelada e Quinta da Pellada antes do Primus.
Tanto por ser o último vinho, os sentidos já não estão tão despertos (sim, não estamos a provar, bebemos mesmo), como pela combinação com o queque de chocolate. Ainda acrescentamos um gelado de Carrocel, perdão Touriga Nacional, uma redução de pinhões, mas... A ligação não funcionou (bem).
What the heck, life is life. Foi uma jantarada linda. Gracias al primita y el gran D. Señor mio Tio.


como não tinha grandes fotos da Maria e do Álvaro, tentei disfarçar usando uns simples truques de artista barato. sorry.

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker