Quarta-feira dia 12 de Setembro às 20h00
A Vindima Começa no DOC
“Chegaram ontem as primeiras rogas. A minha rua, que nunca ri, ontem cantou, bailou e tocou. Das terras frias da Beira (...) desceram os ranchos a vindimar no Douro taciturno. São os poetas a exaltar de fronte erguida o trabalho dos cavadores heróicos”,
João de Araújo Correia, Sem Método.
O Douro desperta para a celebração da vindima. Chegada a hora de cortar os cachos maduros, a região precipita-se numa sôfrega e laboriosa agitação. É tempo do “Paíz Vinhateiro” brilhar e dar graças. A vindima é uma festa. É a estação febril no Douro. Tem a aura de euforia redentora. Durante os próximos dias, vozes distantes de gente escondida entre bardos vão disputar o silêncio remoto do vale aos comboios e aos barcos.
Para celebrar a maior festa do Douro, o restaurante DOC preparou o Menu da Vindima. No DOC não se vai ouvir o ruído metálico das tesouras de vindima, nem sentir o cheiro acre, a uva esmagada, mas prometemos transportar os sentidos do comensal para o interior de uma qualquer quinta duriense ou para os serões animados das adegas. No DOC ninguém vai vindimar, nem pisar uvas, ninguém ficará com as mãos tintas e unhas negras, mas todos se sentirão unidos ao importante ritual da vindima através da memória, dos aromas e dos sabores.
Para a apresentação do Menu da Vindima, o DOC convidou cinco produtores durienses a associarem um vinho a um dos pratos do menu. Assim, quarta-feira, o Douro junta-se no DOC para ouvir da boca do chef Rui Paula e dos produtores convidados as histórias dos aromas e sabores em degustação.
Entradas
Sopa da Vindima
Costeletas de Sardinha sobre escabeche de Cogumelos
Peixe
Milhos de Bacalhau com Pataniscas
Carne
Cabritada de Regalo com Uvas caramelizadas
Sobremesa
Pudim de Abóbora com gelado de Uva Moscatel
A lotação é limitada, aconselha-se a reserva desde já. Confirmar para:
restaurante DOC 254 858 123 • 919 314 395
Preço por pessoa € 40 (Menu da Vindima e Vinhos)
1 comentário:
Que inveja!!!!!!
Enviar um comentário