segunda-feira, 26 de junho de 2006

De novo Ljubomir e o 100 Maneiras

Sardinhada à minha maneira

Retorno ao Ljubomir Stanisic e ao 100 Maneiras na volta de uma visita que lhe fiz na semana passada. Aproveitei para comprar o livro do Ljubo, chama-se 100 Maneiras e o Chef é autor (em colaboração com Duarte Calvão - textos e Nuno Fonseca - fotografia), editor e distribuidor. Ljubo assume o risco, mais um, com audácia e espírito empreendedor, neste caso o da edição de autor. O livro, como já devem ter lido ou ouvido, é magnífico e mostra como o Ljubo se integrou na vida portuguesa e como a sua cozinha é, em grande parte, uma recriação dos nossos sabores. A foto mostra um bom exemplo: a sardinhada à sua maneira (nome informal para a Tosta de sardinhas marinadas, caviar de beringelas e sabor de sardinhadas). Comi estas sardinhas com a Teresa Gomes na nossa primeira visita ao 100 Maneiras (na altura a preparar o 2º Dão e Douro, em Lisboa) e ficamos siderados.

Como para chegar onde o 100 Maneiras chegou é preciso uma equipe aí vai a foto de família.


De salientar o João Antunes (sub-chef e o descanso do sono do Ljubo), Cristiane Aurich (chefe de sala) e Manuel Moreira (não está na foto mas todos sabem da sua importância nos vinhos servidos no 100 Maneiras). Uma vénia e um agradecimento a toda a equipe. É bom, melhor, é muito bom, termos restaurantes assim. Como diria o Augusto: Cin-Cin!

6 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente ao artigo "de novo Ljubomir e o 100 Maneiras" permitam-me uma correcção, o nome o livro não é "100 Maneiras" mas sim "Cascais 100 Maneiras" Quanto à ficha técnica, convem lembrar que todo o trabalho gráfico e produção do livro foi feita pelo atelier, CB Design. Um ultimo comentário, provavelmente o possivel sucesso do Ljubomir e do 100 maneiras passa por não pagar aos seus fornecedores, penso que gente assim não faz cá falta nenhuma.

Anónimo disse...

É um 100 Maneiras dirigido por " Um sem maneiras" ...é pena

VinRouge disse...

Escrevo apenas para corrigir um pequeno detalhe: João Antunes já não é sub-chefe do 100 Maneiras.
É proprietário e chefe de cozinha do restaurante Vin Rouge, no Monte Estoril.
Deixo o endereço do blog do restaurante para que conheçam um pouco do trabalho lá realizado.
www.restaurantevinrouge.blogspot.com

Anónimo disse...

o Sr. ljubomir pode ser isso tudo referido acima, mas é também um dos melhores creativos em portugal na sua área, arruma o avillez a um canto, tem é o azar de ter os seus padrinhos na sérvia..

Anónimo disse...

Que feio denegrir assim a imagem de uma pessoa!! Sabe deus o que custa manter um estabelecimento aberto e tudo o que implica: fornecedores, empregados, seguros, subsídios, obrigações ao estado, medicina no trabalho.. enfim, podia estar aqui todo o dia.
Só mesmo gente muito invejosa é que deixa comentários a queimar uma pessoa sem saber os motivos. INVEJOSOS!
Cozinheiros há muitos, e sempre hão-de haver, cozinheiros, chefs... enfim, há espaço para todos!! Hoje vamos a um, amanhã a outro. Deixem as pessoas crescer e afirmar-se. Se não gostam, não comam. Ponham na beira do prato.
Ana

João disse...

Bem à maneira portuguesa, a injúria e o boato provêm sempre da amálgama cinzenta e mesquinha que se move viscosa e baixinha na sombra do anonimato. Enfim... assim nunca se lhes poderá dar alguma importância por toda e qualquer razão que os mova.

 
eXTReMe Tracker