quarta-feira, 26 de julho de 2006

Las rutas del vino - Portugal por Luis Gutiérrez




Luis Gutiérrez é um sério apaixonado do vino. Melhor, é um um sério apaixonado de muitos vinos. Entre eles, atrevo-me a dizer, os portugueses, e ainda mais os do Vale do Douro, ocupam um lugar especial.
Luis Gutiérrez acompanhou a recente evolução do vinho em Portugal, de novo, a do Vale do Douro ainda mais, como (talvez) nenhum outro wine writer não residente em PT. Nas suas muitas visitas conheceu, e deu a conhecer a outros espanhois, muitas bodegas portuguesas. Em Madrid organizou e/ou participou em diversas catas de vinhos portugueses, esteve presente em jantares, divulgou de formas diversas os nossos vinhos.
Na sua última visita, veio ao centenário da Quinta de La Rosa, surpreendeu-me com uma oferta, um livro. Pois, que no hace muchos meses tínhamos falado num livro sobre os vinhos PT, sobre o Douro... Não podia acreditar que o livro estava feito.
Na "biblioteca METROPOLI" (Metropoli é um suplemento urbano do El Mundo), na colecção "las rutas del vino" (há as ... en España e há as ... en el mundo), Luis escreveu o volume 19 - Portugal: Douro, Oporto, Dão, Bairrada, Alentejo.
Sendo um guia de ruta, a sua organização segue um modelo confortável para o viajante.
Se Luis é un escritor de vinos, acho que se sai muito bem neste papel de escriba más turistico. Luis faz uma introdução ao país e depois seguem-se as rutas por regiões produtoras. Os nomes que Luis encontrou para as suas rutas, despertam a curiosidade. Sentem a tentação de De Muxagata a Santa Marta de Penaguião ou De Buçaco a Anadia? Para além de textos sobre algunas bodegas, há diversas informações sobre locais a visitar, alojamento, gastronomia e restaurantes, tiendas, curiosidades.
Mais um esforço positivo e de qualidade do Luis Gutiérrez na divulgação do vinho português e do que se faz em PT. Parabéns!


Estas rutas del vino vendem-se em España a €4.95. Não sei se vendem para Portugal mas podem ligar ao Servicio de Atención al Leitor +34 902 999 946.

4 comentários:

Anónimo disse...

Hey Joe! Muito obrigado pelas tuas palavras amables. O libro não esta mal, mais não e o livro definitivo. E solo um ensaio...

O livro do Douro que eu estaba falando, ainda esta muito lejos... Mais sera muito melhor.

Grande abraço!

Luis

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog.
Boa informação, e bom gosto!

joaorosé disse...

Oy Señor Gutiérrez,

Claro que ese libro no es el LIBRO del Douro.
Pero ya sabes que lo estamos esperando!

saludos
juan rosita

Jamie Goode disse...

Luis rocks!

 
eXTReMe Tracker